reivindicações

Bancários de Santa Maria e Região aprovam indicativo de greve, mas serviços seguem funcionando

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) 

Os bancários de Santa Maria e da região aprovaram, na quinta-feira, indicativo de greve para cobrar melhores remunerações e condições de trabalho. A sinalização foi aprovada em assembleia virtual da categoria, que contou com 70 profissionais que trabalham na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil e no Banrisul.

O indicativo decorre da proximidade do término da Convenção Coletiva de Trabalho firmada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em 2018 e que termina na próxima segunda-feira.

Semana tem previsão de tempo instável para os próximos dias em Santa Maria

O diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Marcio Kolinski, diz que a categoria espera que os bancos façam propostas mais atraentes tanto na questão salarial quanto em condições de trabalho.

- Seriam inúmeras perdas de direitos adquiridos ao longo dos anos e o reajuste não chega nem à inflação acumulada neste período. Por isso, temos urgência em aprovar novas diretrizes e que essas negociações se realizem o mais rápido possível - enfatiza.

Contudo, Kolinski afirma que a categoria não pretende paralisar as atividades e que o indicativo é um sinal de que os bancários querem lutar para aprovar uma nova convenção. As negociações salariais com o setor banqueiro tiveram início em 4 de agosto, mas ainda não houve acordo.

Ingressos da Feijoada do Diário estão à venda até sábado

SERVIÇOS 

Em alguns Estados, como Pernambuco, os bancários decidiram entrar em greve a partir de segunda-feira.

Até o final da tarde de sexta-feira, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não havia se pronunciado sobre uma possível paralisação dos trabalhadores e o impacto na prestação dos serviços bancários no país. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Empreendedora fala da importância de comprar matéria-prima da cidade Anterior

VÍDEO: Empreendedora fala da importância de comprar matéria-prima da cidade

Próximo

Varejo cresce 3% na Região Central em agosto

Economia